Diferença entre os níveis dos usuários do WordPress

Na nossa seção de tutoriais da Hostnet já vimos diversas funções para gerenciamento de conteúdo de sites no WordPress, porém, uma dúvida frequente de nossos leitores é em relação ao controle de usuários cadastrados no site. Por isso, começamos uma série de vídeos que mostra dicas para o gerenciamento destes usuários.

Para começar, vamos conhecer o conceito de “Papéis e Capacidades”. Este conceito existe a partir da versão 2.0 do WordPress e que foi aprimorada agora nas novas versões a partir da 3.0.

Para compreender este conceito, devemos acessar o painel administrativo do WordPress. O painel administrativo do WordPress é o endereço do seu blog mais “/wp-admin”. Dentro do painel administrativo, encontre a seção “Usuários” na lateral esquerda da página.

Ao localizar esta seção, clique sobre o item de menu chamado “Usuários”. Dependendo do seu site, uma quantidade de pessoas estará cadastrada e, por padrão, também existirá diversas colunas e uma em específico chamada “Função”. Esta coluna é onde é exibido o papel de cada usuário dentro do seu WordPress.

O primeiro usuário que está sendo listado é o usuário que criou o site. Até a versão 3.0 do WordPress o nome deste usuário era inalterável, possuía sempre o nome de “admin”, então, a partir da versão 3.0 do WordPress já é possível determinar o nome deste usuário. Este usuário é conhecido como “Super Administrador” no qual tem todas as funções totalmente liberadas dentro do sistema do WordPress.

Entenda que as funções de um “Super Administrador” são diferentes de um “Administrador”, como veremos a seguir.

Vamos criar um novo usuário dentro do WordPress para realizar algumas experiências. Para criar um novo usuário, basta clicar sobre o item de menu chamado “Adicionar Novo” localizado na seção “Usuários” na lateral esquerda do painel administrativo do WordPress.

Na nova página você irá se deparar com um formulário bem simples para realizar o cadastro de um novo usuário. O primeiro campo é o “Nome de Usuário”, não é permitido a utilização de espaços neste campo e também não recomendamos que exista acentuação. O próximo campo é o “Email”, onde você deve digitar um e-mail válido para realizar o cadastro.

Os seguintes campos são “Nome” e “Sobrenome”, digite seu nome e seu sobrenome, agora podendo fazer uso das acentuações. O próximo campo é o “Site”, caso possua algum site na Internet, digite-o neste campo. E, por fim, utilizaremos o campo “Senha” para digitar a senha que o usuário irá utilizar posteriormente para acessar o painel administrativo do WordPress.

Abaixo dos campos onde digitamos a senha há uma caixa que exibe a força da senha digitada. Recomendo que utilize o nível “Médio” ou superior quando preencher o campo com a sua senha. E lembre-se de que você precisa digitar a senha duas vezes para realizar o cadastro do usuário.

Em seguida, escolheremos a função deste usuário que estamos criando. Como disse anteriormente, o “Super Administrador” é o usuário que criou o blog e um “Administrador” é um usuário com muita importância mas ele não possui todas as funções que um “Super Administrador”. Algumas das funções que um “Super Administrador” tem e o “Administrador” não tem, são: Instalar e atualizar temas; Instalar e atualizar plugins; Atualizar o WordPress; e Cadastrar novos usuários.

A função “Editor” está um nível abaixo do “Administrador” e ele pode publicar e gerenciar mensagens, páginas e também pode gerenciar as mensagens de outros usuários. Então, um usuário “Editor” visualiza as postagens que ele cria e também as que os outros usuários criam.

Um usuário do tipo “Autor” pode gerenciar suas próprias mensagens e publicá-las. Já um “Colaborador” pode escrever e gerenciar suas próprias mensagens, mas não pode publicá-las. Esta função só pode ser feita por um “Editor” ou “Administrador”.

O último tipo de usuário é o “Assinante“, ele é o mais simples de todos e a única função lhe é permitido fazer é gerenciar o seu próprio perfil.

Vamos testar uma destas funções no usuário que estamos criando, vamos escolher a função “Colaborador”. Assim você poderá entender a diferença dele para os níveis acima. Ao escolher a função que desejar, clique sobre o botão “Adicionar Usuário”.

Em seguida, clique sobre o link “Sair” localizado na lateral direita superior do painel administrativo do WordPress e vamos acessar o painel administrativo do WordPress com o usuário que acabamos de criar.

Basta digitar o usuário que utilizamos no cadastro e sua respectiva senha. Lembrando que este usuário possui uma função “Colaborador” dentro do WordPress, então, como podemos perceber, as abas laterais são extremamente limitadas. Como você pode verificar, este usuário não terá acesso à seção “Configurações”, “Usuários”, “Aparência”, etc.

Se clicarmos sobre a seção “Posts” e acessarmos o item “Posts” vamos poder perceber que há diversos posts cadastrados, mas que não podemos os modificar pois foram criados por outro autor, no meu caso o autor “admin”.

A função “Colaborador” é capaz de adicionar novos posts, vamos realizar um teste clicando, dentro da seção “Posts” sobre o item “Adicionar Novo”. Ao clicar sobre este item você poderá criar normalmente um novo post, você pode editar a URL amigável do post, modificar a formatação do post, salvar como rascunho mas a única coisa que não é possível fazer é publicar o post diretamente.

No local onde o botão “Publicar” deveria ser exibido, vocêpoderá verificar o botão “Enviar Para Revisão”. Escreva um post de teste e clique sobre o botão “Enviar para Revisão” e depois acesse o item “Posts” dentro da seção “Posts” do seu painel administrativo. A partir de agora há uma postagem de teste onde o autor somos nós. Vamos agora liberar este post para ser publicado, vamos clicar sobre o link “Sair” na lateral direita superior da página e nos conectar com a nossa conta super administrador.

Ao acessar o painel administrativo como “Super Administrador”, “Administrador” ou “Editor” podemos acessar a seção “Posts”, clicar no item de menu “Posts” e verificar que existe um post pendente. Assim como existe um link chamado “Tudo”, “Publicados” e “Rascunho” dentro desta página, existe também um link chamado “Pendente” que irá exibir este post pendente. Clique sobre ele.

Como estou dentro do painel administrativo como um “Super Administrador”, é possível que eu edite esta postagem pendente. Ao clicar sobre este post para o editar é possível também clicar sobre o botão “Publicar”, botão este que é localizado na lateral direita da página.

Nos próximos vídeos serão mostradas outras funções para o gerenciamento de usuários, como plugins que aumentam o número de campos durante o cadastro de usuários e funções que permitem a exportação destes dados para outros usos.

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Sócio fundador e advogado do escritório Falcão Ferraz e Cunha (1999 – 2022);

Pós-graduado (especialista) em Direito Público pela ESMAPE e em Direito do Trabalho pela ESMATRA, desde então, atua nas áreas Cível e Trabalhista, com ênfase nesta última;

Há 23 anos se dedica, exclusivamente, a prática da advocacia no escritório Falcão Ferraz e Cunha;

Para além da advocacia à pessoa física na área cível, o que inclui ações indenizatórias, de família e sucessões, durante essa trajetória, dirigiu a assistência jurídica prestada pelo escritório em empresas de grande, médio e pequeno porte;

Dr. Eduardo Cunha é nosso advogado e consultor jurídico com atuação marcante nas áreas Cível, Empresarial e Trabalhista.

Sócio fundador e advogado do escritório Falcão Ferraz e Cunha (1999 – 2022);

Pós-graduado (especialista) em Direito Público pela ESMAPE, desde então, atua nas áreas Cível, Tributária, Constitucional e Administrativa, com ênfase nesta última;

Paralelamente, Dr. João Guilherme Ferraz ocupou diversos cargos públicos que trouxeram ainda mais conhecimento e experiência profissional ao exercício da advocacia no escritório Falcão Ferraz e Cunha, como:

  • Secretário Executivo de Energia, Infraestrutura e Implantação de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (2021 – abril/2022);
  • Secretário de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife (2018- 2020);
  • Secretário-Chefe do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife (2013 – 2017);
  • Secretário Executivo de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (2011 – 2012);
  • Coordenador Jurídico de Complexo Portuário de SUAPE (2011);
  • Coordenador das Obras do PAC no Âmbito da Secretaria de Transportes e Departamento de Estradas de Rodagens-DER do Estado de Pernambuco (2008 – 2010);
  • Gerente Jurídico da Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco (2008 – 2010);
  • Membro da Comissão Especial de Licitações da Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco (2008 – 2009);
  • Advogado consultivo do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – LAFEPE (2004 – 2006);
  • Coordenador Jurídico da Companhia Estadual de Habitação e Obras – CEHAB (2003 – 2004);
  • Diretor Executivo para Assuntos Jurídicos da Empresa de Melhoramentos Habitacionais de Pernambuco S.A –EMHAPE (2001 – 2002);
  • Conselheiro, do Conselho Administrativo da Companhia de Transportes Urbanos – CTU (1999 – 2022);
  • Assessor Jurídico Especial, da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura da Cidade do Recife (1999 a 2000);
  • Conselheiro Fiscal, do Conselho Fiscal da Companhia de Serviços Urbanos – CSURB (1997 –1998).

Advogada associada do escritório Falcão Ferraz e Cunha (2017 – 2022);

Mestra e Doutora em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, desde então, atua nas áreas do Direito Cível, Empresarial, Tributário e Penal;

Ao lado da sua carreira advocatícia, Dra. Simone de Sá é avaliadora do MEC para abertura de cursos de Direito por todo o Brasil;

Há 12 anos é professora da graduação do Curso de Direito da Faculdade Damas. É também professora da Pós-graduação em Direito estrito-sensu da mesma instituição. Acrescente-se ainda que, desde
2018, é professora do Curso de Medicina da Uninassau;

Sua carreira acadêmica, de pesquisadora e de docente faz com que o exercício da advocacia ocorra com notável distinção. Dra. Simone de Sá é nossa advogada e consultora jurídica com atuação marcante nas áreas do Direito Cível, Empresarial, Tributário e Penal.

Advogado do Escritório Falcão Ferraz e Cunha com atuação na área do Direito administrativo, Portuário, Imobiliário e Cível;

Graduado pela Universidade Católica de Pernambuco;

Pós-graduado em Direito aplicado à Gestão Pública pela ESMAPE;

Advogado do Porto de Suape (2009/2019);

Chefe da Assessoria Jurídica do Porto de Suape (2019/2022);

Membro da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/PE (2019/2022);

Foi Diretor Jurídico e Vice Presidente Jurídico do Sport Club do Recife (2019/2021);

Advogado do Escritório Falcão Ferraz e Cunha com atuação na área cível e foco no direito imobiliário;

Exercício do cargo de Secretário Executivo de Operações e Gestão da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento;

Exercício do cargo de Secretário-Chefe do Gabinete de Projetos Especiais;

Exercício do cargo de Secretário Executivo de Captação de Recursos e Coordenação, vinculado ao Gabinete de Projetos Especiais;

Exercício do cargo de Gerente Geral Jurídico, vinculado ao Gabinete de Projetos Especiais, integrando a equipe responsável por questões relativas a processos expropriatórios, bem como demais demandas de natureza jurídica;

Exercício do cargo de Gerente Geral de Desapropriação, vinculado ao Gabinete de Projetos Especiais, integrando a equipe responsável por todos os processos expropriatórios a cargo do Município.

Advogado do Escritório Falcão Ferraz e Cunha desde 2012;

Luciano Ferraz é especialista em Direito Previdenciário e em Direito Penal Empresarial, com ênfase em Crimes Contra a Ordem Tributária, Sistema Financeiro e Administração Pública;

Alguns cargos e funções:

  • Gerente Geral de Apoio Jurídico na Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife ICPS/SEPUL;
  • Gerente Geral de Apoio Jurídico na Secretarias de Planejamento Urbano do Recife – ICPS/SEPLAN;
  • Gerente Geral de Legislação de Mobilidade na Secretaria de Planejamento Urbano do Recife – ICPS/SEPLAN;
  • Consultor Jurídico da Prefeitura de Caruaru;

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade de Direito do Recife, o Dr. Aldemar Santos é servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde o ano de 1992.

Advogado militante, atuou como Advogado do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco, e ainda como Advogado do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Jaboatão dos Guararapes, além de atuar em causas cíveis e empresariais.

Aldemar Santos também ocupou diversos cargos públicos em sua trajetória profissional.

● Procurador Geral do Município de Jaboatão dos Guararapes
(2004- 2006);
● Secretário-Chefe do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife (2019);
● Secretário Executivo de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife (2016 – 2018);
● Coordenador Jurídico de Complexo Industrial e Portuário de SUAPE (2011 – 2014)
● Assessor Especial da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (2001- 2005).

Dr. Aldemar Santos é nosso advogado e consultor jurídico com atuação marcante nas áreas do Direito Constitucional, Administrativo, Cível e Empresarial.